terça-feira, 1 de maio de 2012

O USO DA INTERNET EM IBICARAÍ

Por José Calazans

Acabou de sair mais uma rodada de resultados do Censo 2010. E para Ibicaraí uma boa surpresa: 12% dos domicílios têm computador com internet.
Apesar de isso ser bem menos que a média de 31% do Brasil, o número é bom porque apenas metade dos municípios brasileiros apresentou mais de 12% de casas com internet.
Para se ter uma ideia, das 415 cidades baianas apenas 57 têm mais internet que Ibicaraí.
Para comparar, o IBGE também divulgou a posse no município de motocicletas (9%), automóveis (13%), máquina de lavar roupa (12%), geladeira (79%), televisão (91%) e rádio (71%).
Em resumo, pelo Censo, em 2010 Ibicaraí tinha 1.167 casas com computadores, das quais 911 tinham internet. Ao mesmo tempo, Ibicaraí tinha 903 casas com máquina de lavar, 708 com motos e 951 com automóveis. Ou seja, podemos dizer que hoje Ibicaraí tem mais internet do que máquinas, mais do que motos e mais do que carros.
Para você que achava que Ibicaraí tem motocicletas demais, com 9% o município tem um dos menores índices de posse de motos da Bahia, cuja média é de 18%. Aliás, a região toda tem baixo índice de motos.
Voltando a falar de internet, mais surpeendente é a presença de computador conectado em Itabuna, a terceira cidade da Bahia mais conectada.
Quando se relaciona a renda mediana do município com a penetração de internet no Brasil inteiro, as cidades com mais renda aparecem com mais internet, claro.Mas Itabuna é o município brasileiro que mais fura essa relação, com ótima penetração de internet apesar da modesta renda.
Em Itabuna, 33% das casas têm internet, enquanto a média da Bahia é de apenas 18%. A média de Itabuna já é superior à do Brasil. Em um artigo no jornal Meio e Mensagem nesta semana, eu tinha apontado que a escolaridade explica melhor o interesse pela internet do que a renda. De fato isso ocorre no resto do Brasil, pelo que tenho encontrado nos números. Mas nem isso ajuda a entender a força da internet entre os grapiúnas. Nem entre os ibicaraienses.
Numa entrevista para a Reuters no mês passado, eu disse que os brasileiros haviam ido em massa para as lan houses para navegar no Orkut e que agora, com mais renda, eles estavam preferindo trazer a internet para dentro de casa.
Quero crer que essa socialização entre as pessoas é tão forte na região que ajuda a explicar esses números. Ou não? Será que haveria uma outra razão?

Um comentário:

odemir disse...

Caramba entrevista a Reuters esse blog está importante rsss. Matéria muito interessante pensava que havia mais motos e tb mais internet. Ainda mais interessante é o cruzamento de informações renda x internet ou escolaridade x internet não conseguir explicar tamanho uso. Bom, se renda e educação não é a resposta, ou seja, nós miseráveis e mau educados estamos tendo posse da tecnologia de informação como? programas sociais? não seria ibicaraí um município com alta cobertura no bolsa família?